Protoboard, gerador de sinais e osciloscópio
O presente estudo dirigido tem como função introduzir o funcionamento dos aparatos utilizados em experimentos com corrente alternada, mais precisamente, o protoboard, o gerador de sinais e o osciloscópio. No intuito de facilitar a compreensão e agilizar os experimentos que se seguem que utilizam corrente alternada.
Protoboard
Protoboard, também conhecida como Breadboard, é uma plataforma de desenvolvimento para protótipos, ela serve para fixar e interligar componentes de um circuito em fase de teste. A placa é constituída de placas de metal interligadas, que mantém as várias componentes em contato.
Figura 1: Protoboard esquema
Figura 2: Detalhe protoboard, placas no fundo
As trilhas verticais como vistas na figura 2 são conectadas verticalmente, mantendo todos os plugs da mesma coluna com a mesma voltagem (a ser fornecida por uma fonte), estas são usadas para alimentação dos componentes.
Já as trilhas horizontais servem para conectar os componentes sob a mesma voltagem nas linhas nas colunas de A até E, e do outro lado de F a J. Cada linha é interligada horizontalmente em cada grupo de colunas, de forma que numa linha qualquer, as colunas de
A até E ficam num mesmo potencial, e de F até J fiquem num mesmo potencial, podendo ele ser igual ou não ao das colunas de A a E.
Essa configuração permite montar circuitos complexos fornecendo a cada linha uma voltagem diferente, que é obtida conectando uma fonte às trilhas verticais, colocando o polo positivo na coluna vermelha e o polo negativo na azul. Depois utilizando fios, conecta-se cada coluna de alimentação a uma linha, logo a linha estará sob o mesmo potencial que foi conectada. Os componentes geralmente são conectados com os terminais em linhas diferentes, para que ele esteja sob uma ddp e assim ser percorrido por corrente elétrica.
Gerador de sinais
O gerador de sinais, ou gerador de funções é um aparelho que gera voltagens variáveis com o tempo. As