Possibilidades de uso, nova maneira de pensar design
DESIGN1
Newton Alan Baldasso2
Resumo
Este artigo apresenta um ponto de vista que defende a existência de outra maneira de se fazer Design que não é explorada na atual metodologia. Atualmente o projeto de produto tem como principal objetivo satisfazer uma necessidade específica do usuário, o que reduz o mesmo a um simples executante de tarefas pré-determinadas pelo designer responsável pelo projeto, esta prática não leva em conta a dimensão inventiva do uso, e também não leva em conta que o designer poderia trabalhar na criação de possibilidades de uso explorando a criatividade do usuário.
Palavras-chave: possibilidades, criatividade.
INTRODUÇÃO
Atualmente a prática do Design não dá a devida atenção a uma questão muito importante, a criatividade do usuário. Dependendo da situação em que o mesmo se encontra, condição social, ambiente onde está inserido e necessidades que venham a surgir e ser devidamente supridas o usuário demonstra ser possuidor de grande capacidade criativa para encontrar soluções imediatas.
O processo de projeto de produto de acordo com a metodologia de
Design contemporânea direciona a projetar focado em uma necessidade específica, seguindo esta metodologia são criados produtos com usos específicos o que automaticamente torna o usuário um executante de funções já imaginadas no momento da concepção do projeto.
Neste artigo pretende-se apresentar uma nova idéia de como o designer pode trabalhar e projetar produtos focados na criação de possibilidades de uso, afinal dependendo do ambiente onde está inserido o objeto pode incorporar novos usos para o qual não foi inicialmente projetado, sofrendo modificações
1
Artigo apresentado como trabalho final do curso de Graduação em Design de Produtos sob a orientação do Prof. Celso Podlasek
2
Graduando em Design de Produtos da Universidade de Caxias do Sul - CARVI.
2 em suas formas, tendo peças agregadas ou até