o estado e a revoluçao- Lenin
O ESTADO E A REVOLUÇÃO , LENIN CÁLCULO ECONOMICO E FORMAS DE PROPRIEDADE , CHARLES BETTELHEIM
O texto expressa que a burguesia usa do carácter envolvente de uma revolução para deturpar e confundir os ideais do povo. E forja alguns movimentos e pessoas que tinham ideias revolucionárias contra o governo de maneira a se favorecer das revoluções.
Essa burguesia oportunista fez com que o verdadeiro significado de Estado ficasse confuso na cabeça da população, enquanto revolucionários diz devemos derrubar o governo e aliar-nos numa luta de classes, o texto expressa que a falta de conhecimento do povo o fizeram acreditar que por conta da existência dessas classes que o Estado existe e desempenha papel fundamental na sociedade.
“...a sociedade é um produto da sociedade numa certa fase de seu desenvolvimento.... Essa força que sai da sociedade, ficando, porém, por cima dela e dela se afastando cada vez mais, é o Estado.” (Engels, p.08)
Retrata que o ideal do marxismo é a significação do Estado, baseando-se na luta de classes essa ideia aparece deturpada pelos burgueses como se o Estado fosse um instrumento de conciliação das classes enquanto o Estado é um órgão de dominação de classes, é um órgão de submissão de uma classe por outra é a criação de uma ordem que legalize e consolide essa submissão amortecendo a consolidação das classes. Quando acontece de questionarem a respeito do significado do Estado, o povo usa deste ideal deturpado para explicá-lo como conciliador das classes porém é o que se espera da nação, aqueles os quais fogem a essa ideia imposta, é através da violência agressiva que se impõe o “conciliador” de classes.
“... traço característico do Estado é a instituição de um poder público que já não corresponde diretamente a população e se organiza também como força armada...” (Engels, p12)
OEstado tem um papel de organização