O estado e as politicas educacionais
RESUMO Este texto enfatiza a importância de se compreender a distinção entre Estado e governo e a inserção de políticas públicas sociais concebidas como possibilidade de se promover a cidadania, tendo como enfoque principal, a educação.
ABSTRACT This text emphasizes the importance of understanding the distinction between state and government and the integration of social policies designed to promote the possibility of citizenship, focusing on primary, the education.
PALAVRAS-CHAVE:
Estado, governo, políticas públicas, educação.
1 INTRODUÇÃO Existem diversos mecanismos de avaliação das políticas públicas, cuja reflexão está focada no poder de Estado e na organização política da população. O crivo do Estado deve ser exercido pelas políticas originadas da sociedade civil e que se formam tendo em vista o exercício da cidadania. Há que se reconhecer, portanto, que a política social não pode ser concebida e administrada privadamente, mas deve o Estado fazer o que é função dele. Falar de políticas sociais nos remete à democracia participativa. Chamou-nos a atenção a parte da educação como parte das relações sociais estabelecidas no contexto da sociedade capitalista, é a forma como a sociedade prepara os indivíduos para viver nela. Logo, considera necessário analisar e explicitar como se organiza este modo de produzir a vida e a relação: Estado, democracia e política social, pois é o entendimento destes conceitos que norteará a compreensão da educação.
2 ESTADO, GOVERNO E EDUCAÇÃO
Temos como referencia para conceituação de Estado, dois autores: clauss offe na tradição marxista, e Milton Friedman na tradição neoliberal. Para melhor compreensão das políticas publicas do estado e da política social. Existem ações e programas de internação na área. A produção de instrumento para avaliação de programas e projetos de política públicas são as chamadas de questões de fundo que são