O estado de SP
No Brasil, o estado faz parte da região Sudeste, fazendo fronteiras com os estados de Minas Gerais ao norte, Paraná ao sul, Mato Grosso do Sul a oeste e Rio de Janeiro a nordeste.
É dividido em 645 munípios e sua capital é o munícipio de São Paulo, sua sigla é SP e seu atual governador é o Geraldo Alckim.
Ocupa uma área de 248.209,426 km², do litoral ao interior, localiza- se à longitude 49 oeste e latitude 22 sul, com mais de 41 milhões de habitantes.
Dois terços de seu território ficam a norte do Trópico de Capricórnio.
É banhado pelo oceano Atlântico, tendo 622 quilômetros de extensão, o litoral paulista compartilha praias de diversos tamanhos, desde o litoral norte até o litoral sul.
- Clima
Predomina o clima tropical atlântico, na região central do território paulista, e tropical de altitude, nas regiões mais altas, como na Serra da Mantiqueira e Serra do Mar.
O clima é caracterizado por estações úmidas e secas bem definidas na maior parte do Estado, exceto nas encostas da Serra do Mar, onde a estação seca.
Embora o clima seja basicamente tropical, geadas de vez em quando podem ocorrer durante o inverno (junho a agosto) em regiões de baixa altitude do centro-oeste.
- VEGETAÇÃO
A vegetação de São Paulo é muito diversificada.
A vegetação de mangues na região litorânea e Florestas Tropicais no restante do estado.
- Relevo
Planície do litoral estreita limitada pela Serra do Mar, depressões e planalto no restante do território.
Apresenta um relevo relativamente elevado, já que 85% de sua superfície está entre trezentos e novecentos metros de altitude.
O ponto mais alto do estado é a montanha Pedra da Mina com 2.798,39 metros de altitude.
FAUNA
O Brasil é considerado o país com maior concentração de diversidade biológica e, contribuindo com essa riqueza, está o Estado de São Paulo com sua ampla e exuberante fauna, que é o conjunto de animais silvestres específicos de uma região.
Algumas espécies animais