Cinturão Verde do estado de SP
CINTURÃO - O VERDE MAR DE SÃO PAULO rev 82 - novembro 2004
Atualmente, quase o total desta produção é responsável pelo abastecimento de CEASAS (Centrais de Abastecimento), feiras livres e mercados, não só do estado de São Paulo, como também de outros estados.
Na região leste da cidade de São Paulo, o Cinturão Verde é formado pelos municípios de Arujá, Biritiba, Guararema, Mogi das Cruzes, Salesopólis, Santa Isabel e Suzano, entre outras cidades. Segundo o engenheiro agrônomo Roberto Teruo, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Mogi das Cruzes, na região há um grande destaque para a produção de flores, folhosas e maçarias (produtos vendidos em maço), tais como salsinha, cebolinha e coentro, entre outros. Ainda segundo ele, o município de Mogi e região é um dos maiores produtores de hortaliças e frutas do Brasil. A região é considerada a maior produtora nacional de cogumelos comestíveis, além de ser a capital do caqui e da nêspera.
O clima fresco e ameno, devido à alta altitude, favorece o desenvolvimento de verduras na região e garante uma maior qualidade nos produtos. Porém, há um problema que a região vem enfrentando nos últimos tempos por ser uma área de proteção de mananciais. A construção de reservatórios esta aumentando a umidade relativa do ar e com isso aumenta a proliferação de fungos e bactérias nas plantações. O clima está mais favorável a manifestação de doenças e os produtores estão tendo que enfrentar este problema.
De acordo com o representante da CATI, a produção de Mogi das Cruzes e região é destinada ao abastecimento da capital paulistana, Vale do Paraíba, baixada Santista e boa parte ao Rio de Janeiro. "Para a agricultura familiar a importância do cinturão verde é muito grande, pois a maioria dos produtores tem propriedades pequenas. Boa parte destas propriedades conduz a atividade em nível familiar ou com no mínimo dois empregados '', ressalta Teruo.
Do outro lado da capital paulistana, na região