PROBLEMÁTICA AMOR LIQUIDO - BAUMAN
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA I
RESUMO DO LIVRO Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE O ASSUNTO DISCUTIDO
QUARTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2013
CAICÓ – RN
RESUMO
A nossa vida deve ser regida de modo que, as perspectivas reais não se confundam com as expectativas possuídas pelos seres humanos. A realidade deve ser superior à idealização. No momento que se leva alguma crença em consideração para o futuro e baseiam-se seus projetos mediante uma superstição devem-se afirmar as pessoas que vivem ao redor que, tudo isso tem cinquenta por cento de chances de êxito e a mesma porcentagem de fracasso. Por exemplo, quem decide trilhar sua vida mediante o que ouviu de uma cartomante e acreditar que as visões ditas acontecerão, pode até acreditar fielmente nisso mas, jamais permitir que as pessoas com que convive, tenham a mesma certeza.
Os riscos que se corre em todos os aspectos da vida são diretamente proporcionais ao esforço dedicado a esses aspectos. Por exemplo, um relacionamento em que se deposita expectativas demais no parceiro (a) pode acarretar uma imensa decepção, caso não correspondidas.
Aliás, tratando-se de relações e relacionamentos de um modo geral, vivemos uma verdadeira ditadura virtual neste sentido. Hoje em dia, se estamos em algum lugar e temos nossa companhia indispensável – o celular – nos sentimos mais confiantes e invulneráveis ao ambiente que nos rodeia, as pessoas e situações ali presentes são praticamente indiferentes à sua atenção. Entretanto, se estamos sem esse aparelho, nos sentimos completamente desnudos, desprotegidos. A realidade é que, quando estamos sem celular, é como se estivéssemos em lugar nenhum. Estamos ausentes de nossas muitas conexões.
A rede virtual é para muitos hoje, uma válvula de escape para a monotonia e tristeza dos dias comuns; É uma fuga de uma sociedade