Marketing
O compromisso da Braskem de contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que está inserida vai além das questões econômicas, estendendo-se também aos aspectos socioambientais. Nesse sentido, em 2010 foram investidos R$ 16,3 milhões*, destinados a diferentes projetos socioambientais. Entre os projetos apoiados pela Companhia, figuram:
Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva
Iniciado em 2001, no bairro do Pontal da Barra, que abriga uma comunidade vizinha à Unidade Industrial de Cloro-Soda da Braskem, em Maceió (AL), o projeto ganhou motivação e formas alternativas para a geração de renda por meio do incentivo às práticas sustentáveis. Cursos de música, inglês, hidroponia, apicultura e pós-graduação, entre outros, proporcionam qualificação e diversificação de ocupações que acabam fomentando a mobilidade social da comunidade. Atualmente, a iniciativa reúne 28 turmas de formação continuada em educação ambiental, em 35 municípios alagoanos, onde se desenvolvem atividades como mostra de trabalhos, encontros regionais, congressos, cursos e capacitações. Contudo, a Companhia não realiza um levantamento quantitativo e/ou pesquisa de avaliação sobre os impactos das atividades realizadas.
Cinturão Verde
Área de Preservação Ambiental (APP), criada em 1987, constitui uma reserva ecológica de 50 hectares localizada na restinga do bairro do Pontal da Barra, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú, em Maceió (AL). O objetivo é o pleno desenvolvimento e a reprodução natural da fauna e flora locais, transformando a área em refúgio ecológico. O Cinturão Verde já foi visitado por mais de 175 mil pessoas, entre elas estudantes de todo o estado de Alagoas e a comunidade em geral. A reserva possui um total de 280 mil mudas plantadas, 200 espécies vegetais conservadas, 400 animais da fauna silvestre brasileira – introduzidos e reproduzidos no local –, além da