Debate de Contabilidade Internacional
1-Qual o principal objetivo da norma IAS7?
IAS 7 tem objetivo de solicitar a divulgação de informações sobre as alterações históricas de caixa e seus equivalentes de uma empresa, por meio da demonstração de fluxo de caixa.
2- Como deve ser classificado na demonstração de fluxo de caixa os juros e dividendos?
Os juros pagos e o juro de dividendos recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa de financiamento e fluxo de caixa de investimento respectivamente, porque são custos de obtenção de recursos financeiros ou retornos do investimento.
3- Como é feito fluxo de caixa em moeda estrangeira?
Quando decorre de moeda estrangeira devem ser traduzidos para a moeda de “reporting” (mesma moeda utilizada para apresentar suas demonstrações financeiras) pela mesma taxa de cambio da data em que o fluxo de caixa ocorreu.
4- Quais os métodos da apresentação da demonstração de fluxo de caixa?
Pelo método direto e indireto.
Método Direto são divulgados as classes dos recebimentos e pagamentos de caixa bruto.
Método Indireto pelo lucro liquido ou prejuízo são ajustados a outras transações.
5- Como devem ser divulgados impostos sobre os rendimentos?
Devem ser classificados separadamente, e ser classificado como fluxos de caixa de atividades operacionais, a não ser que possam ser identificados com atividades de financiamento e de investimentos.
6- O que significam as siglas DOAR e NPC?
DOAR- Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos.
NPC- Norma e Procedimentos de Contabilidade.
7- Como são feitas as divulgações de transações que não envolvem caixa?
Transações de investimento ou financiamento que não envolvem caixa, são excluídos das demonstrações de fluxo de caixa, mas tais informações são importantes em outra parte das demonstrações financeiras ou em notas explicativas, para prover toda informação relevante sobre essa transação, similarmente, troca de ativos seriam consideradas como transações que