quimica geral
Ensaio / Bureta
1° 6,3
2° 6,5
3° 6,3
Como não há igual precisão entre a proveta e a pipeta volumétrica, a medida do volume vertido sofreu alteração quando vertido da pipeta volumétrica para a proveta.
3. MEDIR 100ML DE AGUA DESTILADA EM UMA PROVETA E TRANSFERIR QUANTITATIVAMENTE PARA UM BALAO VOLUMETRICO DE 100ML. HOUVE COINCIDENCIA DE RESULTADOS? ESPERAVA-SE COINCIDENCIA DOS RESULTADOS?
Ensaio/ Proveta> Balão
1° 6,4ml
2° 6,3ml
3° 6,3ml
Não houve coincidência porque a precisão entre a bureta e o balão volumétrico é diferente, o que pode causar diferenças no resultado, a bureta estava inclinada em seu suporte não posicionada 90° verticalmente, além da proveta não ser calibrada para verter líquidos.
Sim esperava a coincidência por ter o mesmo valor volumétrico do recipiente.
4. ESCOLHER UM APARELHO DE MEDIDA E IDENTIFICAR AS INFORMAÇÕES: FABRICANTE, TEMPERATURA DE PRECISAO, CAPACIDADE E A MENOR DIVISÃO.
Fabricante: Laborglas/ Brasil
Temperatura: 20°C
Capacidade: 100ml
Menor Divisão: +- 1ml
RESULTADOS E DISCURSSOES
Os números podem ser exatos ou aproximados. Números exatos são aqueles com nenhuma incerteza. Em ciência e na vida diária, a maioria dos números encontrados não são exatos. Medir é comparar uma grandeza com um padrão. Toda medida é afetada por um erro ;as fontes de incerteza são o aparelho utilizado, o objeto e/ou o operador. Quanto menor for o erro de uma medida, maior será a sua exatidão. A exatidão reflete a concordância do valor da grandeza com o valor da medida. Para os aparelhos graduados, os erros podem ser avaliados a partir da escala. Uma maneira prática de saber o erro de uma medida, feita com um aparelho graduado, é através do desvio