Química geral
BACHARELADO FARMÁCIA - 2º PERÍODO
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA 2.
Evidência de Reações
ALUNOS: Daniel Rodrigues, Diógenes Araújo, Janaína Falcão, Laís Torres, Maryerlen Batista
TURMA: Farmácia, 2° período.
PROFESSOR: Maurício da Silva Mattar
Vitória, 21 de Agosto de 2011
1. Introdução
Uma reação química ocorre quando substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, a ligação entre átomos e moléculas deve ser rompida e devem ser restabelecida de outra maneira.
Como estas ligações podem ser muito fortes, energia, geralmente na forma de calor, é necessária para iniciar a reação. As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).
Como a ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes, quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação. As reações químicas não ocorrem somente nos laboratórios, mas, em toda a parte e a todo o momento. Oxidação e redução são exemplos destes tipos de reações que ocorrem em nosso dia-a-dia.
A oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio a substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. A redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons.
A equação química é a forma de se descrever uma reação química. Símbolos e números são utilizados para descrever os nomes e as proporções das diferentes substâncias que entram nestas reações. Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito. Não é criada e nem destruída matéria em uma reação, os átomos somente são reorganizados de forma diferente, por isso, uma equação química deve ser balanceada: o número de átomos na esquerda precisa ser igual o número de átomos da