Os hebreus
A tradição da civilização ocidental deve ser buscada nos Hebreus (judeus) e nos gregos segundo o egiptólogo John A. Wilson. Os Hebreus e sua concepção de Deus romperam com o ponto de vista do Oriente cujos ensinamentos éticos ensinaram a formar a idéia ocidental da dignidade do individuo.
Primórdios da história hebraica
Os Hebreus tiveram origem em Canaã, parte dela mais tarde chamada palestina. Patriarcas Hebreus Abraão, Isaque e Jacó muito citados no velho testamento, eram chefes de Clãs seminomades que vagavam pela Palestina e eventualmente pela Mesopotâmia e ao Egito. Muitas narrativas bíblicas como a criação, o dilúvio, o Jardim do Édem tem origem em fontes mesopotâmicas.
Muitos hebreus viajavam de Canaã até o Egito para serem pastores e agricultores, mas acabavam sendo obrigados a trabalhar para os egípcios, eles ansiavam por uma oportunidade de escapar para não ficar para sempre escravos do faraó. No século XIII a.c, surgiu um chefe entre lês, Moisés, que foi recebido como mensageiro de Deus. Conduzindo os hebreus para a fuga do Egito em direção a Canaã, para juntar-se ao restante do povo hebraico, Moisés consolida a crença em Javé, o Deus Uno.
A conquista e colonização de Canaã foi um processo que se estendeu a várias gerações. Saul foi aclamado como primeiro rei e Davi talentoso e guerreiro foi seu sucessor, foi quando sacudiram o jugo filisteu e dominaram os povos vizinhos Foi com a morte e fim do reinado de Salomão filho de Davi que houve uma divisão do reino em 922 a.c. As tribos leais ao filho de Salomão pertenciam ao reino de Judá , no sul, as outras formavam o reino de Israel , ao norte.
Israel caiu no poder dos assírios em 722 a.c esses hebreus misturaram-se aos povos vizinhos e perderam sua identidade como povo de Deus, em 586 a.c. os caldeus conquistaram Judá, deportaram milhares de Hebreus para a Babilônia e outros milhares foram mortos em batalha, ou fugiram para o Egito, esse