Mercosul
Trataremos neste artigo exclusivamente sobre o maior blocoeconômicoda América do Sul, qual seja o Mercosul, para solucionar dúvidas ainda frequentes sobre um dos maiores blocos econômicos internacionais, desde sua criação, abrangência e finalidade.
O Mercosul, foi criado em 1991 com o Tratado de Assunção no Paraguai. Os países que compõem esse bloco econômico são o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A Venezuela é Estado Parte em processo de adesão e se tornará membro pleno uma vez que esteja em vigor o Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela, o Mercosul envolve dimensões, politicas, sociais e econômicas, resulta de um novo modelo de desenvolvimento adotado pelos países que o compõem, pelo qual se caracteriza pelo estímulo a abertura econômica, proporcionando uma aceleração dos processos de integração regional devido a diminuição ou eliminação de taxasde exportação e importação, mediante a abertura de mercados e o estímulo à complementação entre as economias nacionais os quatro países têm por objetivo uma competição maior na economia internacional.
Um dos objetivos propostos é que o Mercosul se torne um mercado comum, possibilitando a livre movimentação de capital, serviços e pessoas, tomando de exemplo a União Europeia, que é considerado o bloco econômico mais dinâmico existente.
Sendo assim podemos dizer que a principal finalidade do Mercosul é desenvolver meios para a ampliação do mercado interno visando assim acelerar o processo de desenvolvimento econômico entre esses países.
MERCOSUL
O Mercado Comum do Sul ( MERCOSUL ) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico do América do Sul são os seguintes países : Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A aprovação da entrada da Venezuela está na dependência de aprovação do Congresso Nacional do Paraguai, pois os congressos nacionais do Brasil, Argentina e