engenharia mecanica
A Atividade Turística é um fenômeno em expansão no mundo, pois envolve e movimenta um grande numero de setores gerando renda e emprego, porem tem-se como consequência um crescimento geográfico e social desorganizado causando impactos ambientais irreparáveis.
Devido à ampla potencialidade para o Turismo em Mato Grosso, este pode ser uma alternativa de desenvolvimento regional. É uma região situada fora do litoral e que possui sua atratividade mais voltada para a natureza, implementada pela historia, cultura e povo hospitaleiro. Atributos que passam a ser mais valorizados e inseridos no mercado, acompanhando a tendência da demanda na busca pelo novo.
O Turismo esta se desenvolvendo globalmente atingindo pequenas localidades e gerando mais impactos negativos do que positivos, por isso é necessário o planejamento para minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos nas pequenas localidades exploradas pelo turismo, para não prejudicar as comunidades receptoras, porque quando o turismo chega à localidade sem um planejamento adequado acaba excluindo a comunidade, descaracteriza a sua cultura, causa a degradação ambiental, inúmeros fatores que podem ser eliminados ou minimizados com o planejamento adequado com a comunidade envolvida nesse processo.
Nesse contexto, Coxipó do Ouro, localizada a 25 km da capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá, sendo distrito da mesma. A região foi berço do nascimento de Cuiabá e palco de muitos acontecimentos históricos importantes. Uma comunidade que necessita elaborar planos para desenvolver atividades que contribuam para a diminuição dos impactos ambientais fazendo com que as empresas e a população local compreendam e aprendam que o desenvolvimento sustentável é muito importante para a preservação de recursos, qualidade ambiental e do bem estar humano.
2.0 CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO
A colonização do Coxipó do Ouro começou com a vinda dos bandeirantes que buscavam índios para serem