o espaço urbano no Brasil
O conceito de URBANIZAÇÃO Processo de crescimento da população urbana em ritmo mais acelerado, que o crescimento da população rural, ou seja, o processo de transferência da população rural para o meio urbano. Qualitativamente, trata-se de um processo de transição de um padrão de vida econômico apoiado na produção agrícola para outro, baseado na industria, no comércio e nos serviços. Nesse contexto, extingue-se a produção agrícola voltada para o autoconsumo,e os agricultores passam a se especializar produzindo para a venda.O meio urbano torna-se os MERCADOS CONSUMIDORES de gêneros agrícolas e tanto citadinos como camponeses passam a ser foco da produção de mercadoria industrial.
Nos países desenvolvidos a partir do século XIX, as taxas de população urbana cresceram de maneira acelerada, esse crescimento foi fundamental para a consolidação do capitalismo. O meio urbano passou assim a concentrar os conglomerados bancários, as empresas de transporte e os centros de pesquisa e tecnologia. Nesses países hoje, mais de três quartos da população já vivem no meio urbano.
No século XX que as cidades passaram a crescer no Brasil, período logo após a independência Foi a consolidação do capitalismo não só nas cidades mas no campo também, ampliando assim as relações de produção.Porém,o crescimento do setor de serviços, do setor bancário e empresarial, ou seja, a inserção da tecnologia só foi obtida a partir dos investimentos estrangeiros, o que foi acentuando uma grande dívida externa e dependência econômica que perdura até os dias atuais .
Características do espaço urbano:
O espaço urbano é o centro das decisões políticas e econômicas, o local de maior movimentação cultural. O valor da terra nas cidades é medido em função da localização. As zonas comerciais localizam-se geralmente na região central.Quando ainda não existia um sistema de transportes realmente eficiente a região central apresentava maior acessibilidade do que outros pontos do