O equilíbrio de um móvel num plano inclinado
Física Experimental – IEN223-20/1
Aluna: Karinna Rocha Paz – mat. 5900667
Prof. Paulo Bonfim
Prática 01 data: 06/03/2015
O equilíbrio de um móvel num plano inclinado
Introdução Neste experimento estudaremos as características e fundamentos do equilíbrio do móvel no plano inclinado; será analisado os diferentes tipos de forças que agem sobre o corpo, como força peso, força normal, força de atrito.
Objetivos
Reconhecer os efeitos da força motora e suas equilibrantes: forças de tensão, compressão, atrito, etc., e da força normal.
Reconhecer a dependência das forças x e y em função do ângulo de inclinação da rampa, da massa envolvida e da aceleração gravitacional no local.
Construir o diagrama de forças atuantes sobre um corpo. Equipamento
Plano articulado, escala de 0 a 45º.
Dinamômetro 2N.
Um carrinho com duas massas de 50g acopladas.
Procedimento Experimental O procedimento foi dividido em etapas, cada etapa com um ângulo diferente (30º e 20º). Iniciamos o experimento com a calibração do dinamômetro, que uma vez calibrado podemos ter certeza de que o valor medido não sofrerá variações. Determinamos o peso P do móvel medindo pelo dinamômetro o conjunto formado pelo carro + 2 massas de 50g acopladas. Com peso definido, o dinamômetro foi preso ao fixador da cabeceira do plano inclinado ficando paralelo á rampa, em seguida elevamos o plano girando o manípulo do fuso e inclinando o plano articulável até 30º. Com isto obtivemos valores modulares da tração T e medimos a força aplicada pelo dinamômetro.
Dados Experimentais e Análise
Obtivemos:
O peso em queda livre P = 1,60 gF.
A tração T1 marcada pelo dinamômetro no ângulo de 30°, T1 = 0,8 N.
A tração T2 marcada pelo dinamômetro no ângulo de 20°, T2 = 0,4 N.
Com isto podemos definir o diagrama de força de cada ângulo identificando cada força atuando sobre o móvel. E o diagrama com as características do vetor componente