O equilíbrio de um móvel num plano inclinado
FISICA EXPERIMENTAL – 1
Introdução
Chama-se força de atrito estático a força que se opõe ao início do movimento entre as superfícies, ou o atrito de rolamento de uma superfície sobre a outra.
Quando se tenta empurrar uma caixa em repouso em relação ao solo, nota-se que se pode gradualmente ir aumentando a força sobre a caixa sem que esta se mova. A força se opõe à força aplicada sobre a caixa, e esta se soma para dar uma resultante nula de força. O que é necessário para manter a caixa em repouso é justamente o atrito estático que atua na caixa. A força de atrito estático é em módulo igual ao da componente desta força paralela à superfície, e iguala-se à de atrito estático máxima.
E a força de atrito estático máxima relaciona-se com a força normal da seguinte forma: No qual é o coeficiente de atrito estático e N é o módulo da força normal devido ao contato com o plano.
Objetivos
Estudar o equilíbrio de um corpo em um plano inclinado sob a ação de forças. Entender os conceitos básicos de operação de um plano inclinado. Testar experimentalmente a lei física que determina a condição de equilíbrio em um plano inclinado.
Materiais utilizados
Neste experimento, foram utilizados os seguintes materiais:
1.Plano inclinado, escala de 0 a 45 graus; sistema de elevação contínuo e sapatas niveladoras
2.Duas massas acopláveis de 50g
3.Dinamômetro de 2 N
4.Um carro
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL
Determine o peso P do móvel formado pelo conjunto carro mais 2 massas de 50g acopladas
P= 1,63 N
• Andamento das atividades
Girando o manípulo do fuso incline o plano articulável até um ângulo α desejado
Α= 5 º
Sobre o plano inclinado, colou-se o carro com duas massas acopláveis, sempre com a mesma posição inicial. Com o dinamômetro preso ao sistema (carro e massa), puxou-se até que se chegasse à eminência de movimento. Percebida a eminência, registrou-se o valor da força necessária.