O entendimento de emile durkheim
Ensino Médio 1 C
O entendimento de Émile Durkheim
Setembro
Foz do Iguaçu
Aluna: Vanessa Machado da Rocha
Daniele
O entendimento de Émile Durkheim
Matéria: Sociologia
Prof: Thiago
Setembro
Foz do Iguaçu
Conclusão
A sociologia orgânica e mecânica trata-se de um tema central no pensamento sociológico de Durkheim, cujo principal interesse é desvelar os fatores que possibilitam a coesão (unidade, estabilidade) e a permanência (ou continuidade) das relações sociais ao longo do tempo e de gerações.
Dentro da perspectiva sociológica Durkheimiana, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. Segundo Durkheim, esse consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedade social.
Introdução
Foi com Émile Durkheim (1851-1917), que a Sociologia passou a ser considerada uma ciência, estabelecendo-lhe uma base empírica, com métodos próprios de investigação e demonstrando que seu objeto de estudo, os fatos sociais, teriam características próprias, que os distinguiriam dos estudados pelas demais ciências.
É importante retomarmos aqui a proposta metodológica deste teórico, para compreendermos a função prática do seu conceito de divisão social do trabalho ou seja da sociedade mecânica e orgânica .
Da Solidariedade Mecânica à Orgânica
Nessa pesquisa, Durkheim classificou a sociedade em dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica, que associou a dois tipos de lei, por ele denominados de direito repressivo e direito restitutivo.
Tal divisão está ancorada nos dois tipos de consciência que têm lugar nos seres sociais, a consciência coletiva e a individual. Para Durkheim, o desenvolvimento de uma é exclusivo em relação a outra, sendo o processo de predominância da consciência coletiva em relação à individual o processo de evolução das sociedades, ou de sua complexificação, como