Teoria da contabilidade
Campinas (SP) – Unidade 4 - Ciências Contábeis, Teoria da Contabilidade
Valéria Barbosa Claro Pizza – 6303189344
Teoria da Contabilidade
Professor Esp. Roni Everson Buglia
Campinas
ETAPA 1
1. A origem da contabilidade: Está ligada a necessidade de registros do comércio. 2. Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade: Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. 3. A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas: Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.
Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs a terminologia adaptada:
"Per", mediante o qual se reconhece o devedor;
"A", pelo qual se reconhece o credor.
Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje.
Relatório:
ETAPA 2 1. Objetivo principal da contabilidade: permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. 2. Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são:
-acionistas;
-credores em geral e emprestadores de recursos; e
-integrantes do mercado de capitais.
Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.
As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
Compreensibilidade
Uma