Resumo Martin Carnoy
Introdução a Sociologia.
A Sociologia é a ciência que estuda a vida social humana, dos grupos da sociedade. É um empreendimento fascinante e irresístivel, já que seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como seres sociais. A sociologia mostra a necessidade de assumir uma visão mais ampla sobre por que somos, como somos e por que agimos como agimos.
Émile Durkheim (1858-1917)
Durkheim baseava seu trabalho sociológico no conceit impirista. Assim como um cientista estuda o mundo natural a vida social dveria ser estudada co a mesma objetividades. Foram temas centrais para seu conceito sociológico a idealização da sociologia como uma ciencia impírica, a assenção do indivídou e a formação de uma nova ordem social, as fontes e o caráter de autoridade moral na sociedade. O principal estudo da sociologia na visão de Durkheim eram os fatos sociais (Estado, Economia e religião) que moldam nossas ações.
Para Émile Durkheim a sociedade tinha vontade própria, independente das ações dos indivíduos, sendoo assim os fatos sociais (sentir, agir) são meios externos aos indivíduos com percepção indivíduais na vida de cada um. Os fatos sociais influênciam coercivamente a vida social do indivíduo, mesmo ele acreditando que age livremente, seja por um ato de punição, repreensão ou incompreensão, mesmo não podendo ser observado diretamente as influências podem ser reveladas expressivamente (Leis, Textos religiosos ou Normas de condutas) indiretamente. Durkheim baseou seu estudo nos conceitos científicos para refletir a natureza, sem preconceitos ou ideologias . O tema central a ser pesquisado era as transformações da sociedade durante um periodo de vida, em particular a solidariedade social e moral ( Ex: A união faz a força). Em seu primeiro trabalho social ‘’A divisão do trabalho na sociedade'’ Durkheim destacou dois tipos de solidariedade, a mecânica ( baixa divisão