O ensino à distância no brasil
O ENSINO À DISTÂNCIA NO BRASIL
Nome sobrenome
Uberaba
2011
Uma crescente parcela da população busca a formação inicial ou continuada a fim de adquirir condições de competir ou entrar em um mercado de trabalho que cada vez mais exige profissionalização. Não obstante, uma grande parte dos alunos, principalmente adultos, apesar da necessidade de aperfeiçoa-se ou seguir seus estudos não conseguem acesso ao ensino por vários motivos. Muitos não conseguem submeter-se, principalmente por falta de condições, a disciplina de horários e locais das escolas presenciais. É quase impossível, no caso daqueles que trabalham em tempo integral, compatibilizar seus horários profissionais e suas responsabilidades familiares com um novo curso. Assim, a educação a distancia surge como um meio adequado de dar-lhes esse conhecimento necessário para um mercado de trabalho em cada vez mais tem a necessidade de formação e atualização profissional.
Como uma forma de integrar essa parcela da sociedade com pouca escolaridade, mas com uma grande experiência de vida, a educação a distancia surge como um meio eficiente para atualizar e formar esse crescente contingente populacional, adaptando-¬se às múltiplas realidades dessas pessoas e buscando, inclusive, transformá-las em cidadãos ativos na sociedade.
A educação a distancia alem de ser de grande importância é o modo mais apropriado para formar os grandes contingentes de alunos de forma mais eficaz que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência do aumento de estudantes.
Apesar das vantagens como, baixo custo, a flexibilidade de horário e a escolha de cursos conforme interesses e necessidades do usuário. A educação a distancia não deve ser vista como uma substituta da educação convencional, presencial. A falta de inter-relações entre emissor e receptor e até mesmo “perda de interação entre os integrantes do curso”, restringe a troca de