Ensino à distância no brasil, uma nova realidade.
Ensino à distância no Brasil, uma nova realidade.
PRECONCEITO, essa é a palavra que definiria o sentimento de muitos, inclusive o meu em relação ao EAD.
Mas quando vislumbrei a possibilidade de fazer a pós nessa modalidade lembrei que ela estava mais próxima de mim do que eu imaginava ou melhor do que me lembrava.
Aos 12 anos comecei um curso de desenho no Instituto Universal Brasileiro, onde eu recebia o material, estudava, fazia os desenhos e mandava de volta via correio e posteriormente recebia as correções e a nota.
Lembrei que desde 1995, quando era inicialmente gerente trainee, tinha que fazer diariamente cursos, dos mais variados, com aquela telinha verde, mas na época era o que existia e claro que muito mais prático que postar no correio.
Mesmo hoje a parceria que tenho com as Cias seguradoras, disponibilizam uma variedade de cursos, interpessoais, de conhecimento específico e dos produtos. Muitas vezes podemos optar pelo curso presencial, mas a flexibilidade do EAD acaba nos cativando.
Percebemos uma significativa ampliação da demanda e oferta de cursos à distância em diversas áreas do conhecimento.
Um verdadeiro aparato tecnológico tem por objetivo tentar aproximar professor e aluno, mesmo estando, fisicamente distantes.
Apesar de parecer tão recente, a educação à distância, tem suas origens, segundo alguns autores no século XV, junto à imprensa de Gutemberg.
Temos como desafio provar que não se trata de uma maneira fácil de conseguir títulos e muito menos com baixa qualidade. Trata-se apenas de uma "nova" modalidade para um público específico.
Como a validade dos cursos é a mesma do presencial, podemos comparar alguns resultados e percebemos que as notas no ENAD tem se mostrado superiores para os alunos do EAD.
Talvez seja a vontade de provar o “valor” do diploma, talvez seja a cobrança mais acirrada dos responsáveis pelos cursos, para evitar o descrédito do método, talvez o aluno tenha um foco maior, sem