O andaime
Disciplina: Biologia
Professora: Vanda Jardim
Trabalho Realizado por: Jessica Varela nº14
Joana Sarmento nº16
Raissa Nunes nº22
INTRODUÇÃO
Neste trabalho que vamos apresentar iremos falar um pouco sobre os métodos contraceptivos hormonais que existem. Vamos falar dos diferentes tipos de métodos contraceptivos hormonais, o que são, como funcionam no nosso organismo, as suas contra-indicações, vantagens e desvantagens que estes apresentam. Todos estes métodos antes de iniciados, devem ser aconselhados com o médico de família na consulta de planeamento familiar que existe nos Centros de Saúde, e que em Portugal são gratuitas. O planeamento familiar, como o próprio nome indica, refere-se ao planear a formação de uma família e pressupõe-se que cada pessoa, com toda a sua liberdade, possa idealizar o tipo de família que deseja constituir, inclusive no que diz respeito ao número de filhos.
MÉTODOS CONTRACEPTVOS HORMONAIS
Os contraceptivos hormonais orais são um método muito utilizado pela mulher, estes constituem hormonas sintéticas, similares aquelas produzidas pelos ovários da mulher.
Quando a mulher opta pela pílula anticoncepcional, ela deve ser submetida a uma avaliação clínico-ginecológica, durante a qual devem ser realizados diversos exames, para avaliação da existência de possíveis contra-indicações. O contraceptivo hormonal oral só impedirá a gravidez se tomado adequadamente. Cada tipo de pílula tem uma orientação específica a considerar.
Os tipos de contraceptivos hormonais orais são:
Pílulas combinadas
A pílula contraceptiva é um método que, através da acção hormonal, inibe a ovulação evitando a gravidez. A pílula deve ser receitada