Andaime
Estabelecer requisitos de Saúde e Segurança para a realização de montagem e desmontagem em andaimes, visando prevenir acidentes por quedas de pessoas e objetos.
2. APLICAÇÃO
Aplica-se a Xxxxx do Brasil Ind. e Com. Ltda site Manutenção de Usina PBA.
3. DEFINIÇÕES
Ancoragem: Amarração da estrutura de trabalho em outro ponto de resistência suficiente para garantir a devida estabilidade e ausência de oscilação de um andaime.
Andaimes: Plataforma necessária à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso.
Andaimes de Quadros: Andaimes formados por estruturas de quadros que têm medidas padrão de 0,75 m a 1,00 m de altura e larguras padrão de 1,00 m, 1,50 m, e 2,00 m.
Andaimes Tubulares: Andaimes formados por tubos fixados por abraçadeiras e luvas.
Andaimes Fachadeiros: Andaimes metálicos, simplesmente apoiados, fixados à estrutura na extensão da fachada.
Andaimes Modulares ou de Quadros: Andaimes constituídos por quadros metálicos soldados cuja estrutura se apóia diretamente no solo.
Andaimes Simplesmente Apoiados: Andaimes cuja estrutura trabalha simplesmente apoiada,podendo ser fixos ou deslocar-se horizontalmente.
Cabo-Guia : Cabo com capacidade de resistir a uma força de tração superior a 12000
N, onde são fixadas as ligações dos cintos de segurança.
Cabos de Ancoragem: cabos de aço destinados à fixação de equipamentos, torres e outros à estrutura
Carga de Trabalho: Somatória das cargas de materiais, ferramentas e pessoas sobre o andaime.
Cinto de Segurança Tipo Pára-Quedista: É o que possui tiras de tórax e pernas, com ajuste e presilhas; nas costas possui uma argola para fixação de corda de sustentação.
Diagonal Horizontal: Peça tubular que é colocada entre os quadros para proporcionar estabilidade ao andaime.
Gancho conector de 90 mm (Mosquetão): Acoplado ao talabarte do cinto de segurança permite aprisionamento seguro do cinto à estrutura sem necessidade de laçadas