reflexão sobre os parâmetros de avaliação do ensino presencial e do ensino a distância no Brasil
Atualmente o Brasil está passando por uma reforma no ensino superior, com ênfase em três pontos importantes: Incentivar o desenvolvimento da tecnologia e da educação; Reurbanização das faculdades, aproximação da comunidade e democratização de seus cursos; e Incentivar os investimentos de curto e longo prazo nos cursos.
Há pouco tempo entendíamos por aula um espaço e tempo determinado, com vários alunos reunidos numa sala com um professor, porém, com o avanço da tecnologia, hoje podemos ir além. Apesar do atraso, o Brasil esta abrindo definitivamente as portas para o ensino a distancia, tendo em vista o grande leque de opções metodológicas que os professores dispõem através das diversas formas de tecnologia disponível.
Segundo o MEC, a avaliação entre a educação superior presencial e a distancia é a mesma, avaliam-se os alunos, a faculdade e o curso, pois a faculdade, através de seu curso, deve formar alunos capazes tanto para o mercado de trabalho quanto para sua vida pessoal. As instituições devem preocupar-se principalmente com a qualidade de seus cursos, investir e melhorar cada vez mais seus cursos à distancia, pois ainda temos uma educação bastante conservadora e a quebra de paradigmas e a necessidade de se adaptar as exigências das transformações