Faça uma reflexão sobre os parâmetros de avaliação do ensino presencial e do ensino a distância no Brasil.
O estudo a distância tem sido muito importante para o desenvolvimento social e cultural do nosso país, possibilitando que muito profissionais ou lideres de empresas possam se atualizar, especializar, fazer pós e outros cursos de formação e extra-curriculares.
Muitos países desenvolvidos usam deste sistema de educação a anos com índices altos de ingressantes. No Brasil este sistema é novo e causa questionamentos. A opção de ensino a distância contribui para o crescimento de nossa nação, ou seja, de todos. É evidente o crescimento e a participação das mulheres no mercado de trabalho, dificultando ainda mais os estudos devido a multitarefa como: cuidar de filhos, casa e trabalho. No meu caso o ensino a distância possibilitou a realização de um grande sonho de concluir os estudos desde o segundo grau e agora a faculdade.
Creio que cada dia mais os pré Conceitos formados sobre os estudos a distância tem diminuído e os números de ingressante aumentado, isso é perfeito para nosso país, aumentando o nível de escolaridade, conhecimento da população e consequentemente sua renda.
Comparando com o ensino presencial creio que há inúmeras vantagens e poucas desvantagens.
Em sala de aula dificilmente o professor faz a leitura de todo material didático ou faz uso correto dele. Quando estudamos a distância somos obrigados a fazer a leitura completa dos livros para que possamos entender e compreender a matéria e ainda fazemos uso dos vídeos aulas e todo material oferecido, o que torna de fato o estudo muito mais intensivo.
O comprometimento tanto presencial como a distancia tem alguns ruídos para a compreensão e concentração como:
Presencial - falta de postura de colegas ou professores sem liderança ou falta de conhecimento do assunto ou formação
Distancia- interferência domestica ou no trabalho.
De fato ambos os