Historia do brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1-O aluno poderá refletir acerca da trajetória dos movimentos de trabalhadores na Era Vargas, destacando a sua formação, organizações sindicais rurais e urbanas e as ações empreendidas pelo Estado em torno da legislação e da regulamentação das relações entre patrões e empregados, a partir de diálogos entre presente e passado.
2- O aluno será estimulado a realizar entrevistas com pessoas idosas a fim de conhecer suas memórias e interpretações em torno do tema abordado.
3- O aluno será orientado a trabalhar com discursos de época e músicas, a fim de interpretar diferentes visões sobre o tema abordado.
Duração das atividades
04 aulas - 200 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- A conjuntura política, econômica e social no Brasil no início da década de 1930; os conceitos de Nação, Nacionalismo, Liberalismo, Corporativismo, Pátria, Civismo; Integralismo; Fascismo.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias
O conjunto de 04 aulas relacionado ao tema Estado, Sindicatos e Legislação Trabalhista na Era Vargas tem como proposta estimular e capacitar os alunos à análise de documentos, discursos de época e músicas que tratem do assunto, em diálogo com a realidade vivida pelos trabalhadores, suas organizações sindicais e direitos trabalhistas na atualidade. Assim, serão realizadas entrevistas com sindicalistas, parentes mais idosos dos alunos e outros sujeitos, apresentação de painel com o resultado destas entrevistas, análises de discursos de Getúlio Vargas e músicas de época em torno do tema. Ao final das atividades o aluno deverá refletir e responder à seguinte indagação: Getúlio Vargas: “ Pai dos pobres” ?
Atividade 1: Entrevistas : A construção do mito Getúlio Vargas e as organizações dos trabalhadores e seus direitos, ontem e hoje. Nessa primeira parte da abordagem do tema da aula, sugere-se que o