AVALIAÇÃO NO ENSINO Á DISTÂNCIA
O artigo selecionado para o desenvolvimento da atividade proposta é de João Francisco Severo Santos, publicado na Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653), em 2006, disponível no endereço eletrônico ....
O artigo tem uma introdução sobre os elementos que possibilitaram a criação da modalidade da Educação à Distância, bem como suas características, suas vantagens e limitações, discorre sobre as funções da avaliação e tem como problema da pesquisa: Como é feita a avaliação e quais as vantagens e limitações dos métodos de avaliação destinados, atualmente, para o Ensino Superior a Distância?
Para Garcia (1995, apud Santos, 2006) a Educação à Distância (EAD), “é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que substitui o contato pessoal professor/aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria, que possibilitam a aprendizagem independente e flexível dos alunos” e apresenta as seguintes características segundo Keggan (1991, apud Santos, 2006):
a) Separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo.
b) Controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo professor.
c) Comunicação entre alunos e professores é mediada por documentos impressos ou alguma forma de tecnologia.
O que possibilitou a implantação da EAD foi o avanço das tecnologias eletrônicas de comunicação, com destaque para a internet. Mas são utilizados outros meios como livros impressos e digitais.
As avaliações à distancia, bem como a comunicação entre os alunos e tutores/professores se dá principalmente nos ambientes virtuais de aprendizagem, os moodles, que incluem fóruns, chats para esclarecimento de dúvidas e exposições das opiniões acerca dos conteúdos, divulgação de prazos e notas, dentre outros.
Neste contexto percebe-se a importância da figura do tutor, que é o intermediário na relação aluno-professor. Sua função é