Diabetes Mellitus
É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue, essa sendo a principal fonte de energia do organismo. Entretantoquando a glicose torna excessiva pode trazer várias complicações à saúde. São alguns nomes populares da Diabetes de Mellitus: hiperglicemia, açúcar no sangue e aumento de açúcar.
Essa patologia comojá foi dito anteriormente, é provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, a qual leva sintomas agudos e complicações crônicas.
Desenvolvimento
Tipo I: Apenas 10% dos diabéticos têm a diabete tipo I, esse tipo se manifesta principalmete em crianças e adolescentes. Nela, o pâncreas do indivíduo produz pouca insulina ou nenhuma, pois as células betas, que são as que produzem a insulina, são destruídas de uma forma irreversível e é necessário receber injeções diárias de insulina. Deve-se controlar a insulina, a alimentação e fazer exercícios.
Tipo II: Também aparece em crianças e jovens, mas é mais comum depois dos 30 anos, em pessoas obesas e pessoas idosas. Neste tipo o pâncreas continua a produzir a insulina, mas neste caso é o organismo que se torna resistente aos seus efeitos. O tipo II é comum também para quem tem casos na família.
Os sintomas da diabete são:
a concentração de açúcar no sangue; aumento de volume urinário; perda de peso ( Tipo I antes do tratamento, já no tipo II não ) fome exagerada; visão esfumaçada; sonolências, náuseas; facilidade para ter infecções;
Nas pessoas que tem a diabete tipo I, os sintomas se manifestam rapidamente.
A doença mal cuidada pode trazer muitas complicações, como por exemplo, a diminuição da circulação sanguínea que pode causar alterações no coração (ataque cardíaco), nos olhos (perda da visão), pernas (fraquezas), rins (requer hemodiálise), pele (feridas, úlceras, amputações) e nervos (paralisia), etc.
O tratamento desta doença requer muito cuidado, deve-se controlar o açúcar no sangue principalmente. É