Ensino a distancia no brasil
Tema: Ensino a distância no Brasil – Novos desafios
O ensino a distância hoje no Brasil já é uma realidade. Esta modalidade de ensino no país vem sendo utilizada há muitos anos, em forma de cursos livres a distância. Não se deve confundir, com cursos técnicos por correspondência, modalidade que não deixa de ser à distância, porém, não muito aceita em processos de classificação de currículos. O objetivo aqui é falar do sistema EAD (Educação à distância).
A graduação foi regulamentada pelo governo em 1996, sendo incluída na lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. No entanto, existe certa resistência na aceitação de currículos de profissionais formados no ensino a distância.
Tal resistência deve-se ao fato, de que com a regulamentação do governo, os cursos à distância, começaram a se multiplicar, aliados a um sistema com pouca fiscalização por parte dos órgãos competentes. Surgiram-se assim, cursos de baixa qualidade, com material didático inadequado, porém, com preços competitivos, colocando em dúvida, desta maneira, todo o sistema EAD brasileiro. Desta forma, devido a inúmeros fatores somados aos fatores supracitados, criou-se tanto no mundo acadêmico como no mundo empresarial um certo preconceito em relação aos profissionais oriundos do sistema EAD brasileiro.
Deve-se enfatizar também que os alunos de cursos à distância, além de terem todas as mesmas atribuições dos alunos de cursos presenciais, têm outros desafios que os demais alunos não têm, como por exemplo, construir o seu próprio conhecimento, o que requer enorme disciplina e autodeterminação. As vantagens do curso a distância são inúmeras, desde flexibilidade de horários, economia com menor deslocamento, custo de cursos 40% mais baratos que os presenciais. O aluno a distância pode se destacar mostrando-se organizado com o tempo e prazos e ter maior contato com novas tecnologias. O curso online exige maior participação do aluno,