O Ensino A A O E O Efeito De Ensinar
A formação de crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. E convivendo com pessoas, ou seja com adultos ou seus colegas, que a criança e os jovens assimilam conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Dai a importância do grupo como elemento formador.
Atualmente a pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenômeno tipicamente humano. O objetivo de estudo é educação e a didática como sendo a disciplina ou o conjunto de técnicas que facilitam a aprendizagem.
Didática
A pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre doutrina e os sistemas da educação, conceituada como ciência e a arte da educação.
A didática é uma seção ou ramo da pedagogia e se refere ao conteúdo e aos processos próprios para a construção do conhecimento. Definida como a ciência e a arte do ensino.
Mauro Laeng diz que:
"A pesquisa didática deve adaptar os métodos e as técnicas de maneira a obter o máximo de resultado com o mínimo de esforço, tendo em conta quer os requisitos objetivos da matéria de ensino e da sua lógica interna quer as capacidades subjetivas do aluno e da sua psicologia"
(LAENG, 1973,p.128). A didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar simultaneamente a aprendizagem, por parte do aluno. O estudo da dinâmica da aprendizagem, e nesse sentido ela enfatiza a relação professor-aluno.
Educar
O termo educação vem do verbo latino educare que significa alimentar, criar. Este verbo expressa, portanto a ideia que educação é algo externo, concedido e depende do contexto histórico e social em que esta inserida.
Segundo Irene Mello:
"Não há grupo humano, por mais rudimentar seja sua cultura, que não empreenda esforços, de outro tipo, para educar suas crianças e seus jovens."
(O PROCESSO PEDAGOGICO, p.3)
Do ponto de vista individual, a educação refere-se ao