O ensino religioso
O Ensino Religioso nas escolas é um fator de desenvolvimento pessoal. É importante que os estudantes tenham a oportunidade de receberem o ensino religioso na escola, pois é um dos componentes para o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e moral dos estudantes.
O Ensino Religioso é uma área de conhecimento necessário em sintonia com os pilares da educação que busca aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Contribuindo de forma interdisciplinar e transdisciplinar no exercício da cidadania e do convívio social, ético e pacífico e, promovendo o diálogo inter-religioso, o respeito às diferenças com o outro e com a natureza.
A dimensão religiosa constitui uma propriedade do ser humano, portanto deve ser abordada com seriedade no espaço escolar de modo que os estudantes possam estabelecer posições autênticas e eticamente diante das manifestações religiosas.
No espaço escolar, através do ensino religioso podemos resgatar a importância de vivenciar os valores e virtudes, quais estão tão inexistentes na vivência diária do ser humano na sociedade atual.
O espaço escolar é privilegiado por propiciar aos educandos a oportunidade de refletir sobre o conhecimento historicamente produzido: a identidade cultural e social; o conhecimento de aspectos da ciência; e da cultura nacional, dentre as quais se encontram as diferentes tradições e manifestações religiosas presentes na sociedade.
Essa compreensão deve favorecer o respeito à diversidade cultural religiosa, em suas relações éticas e sociais.
O fato religioso, como todos os fatos humanos, pertence ao universo da cultura, tem uma relevância cultural, tem uma relevância em sede cognitiva. Nesta perspectiva é que, enfim, encontra-se o Ensino Religioso no espaço chamado escola.
1.1 O ensino religioso e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação