Jean Baptiste Say
Say afirma através de sua análise sobre o processo de produção e a determinação do valor que a principal característica de uma mercadoria que define seu valor é a sua utilidade e não seu trabalho de produção. Ainda de acordo com ele, o valor dado aos objetos pelo homem se origina através de sua utilidade ou, em outras palavras, sua capacidade de satisfazer a necessidade humana.
A Lei de Say, conhecida também como lei dos mercados, diz em poucas palavras que “A oferta é quem gera sua própria demanda”. A lei dos mercados nos mostra como funciona o sistema econômico de forma geral. Say ainda separa a economia em dois diferentes fluxos que interagem entre si: Fluxo Real e Fluxo Monetário.
No fluxo real, Say destaca a presença dos fatores de produção necessários para produzir bens e serviços. Tais fatores são conhecidos como terra, trabalho e capital. No caso do fluxo monetário, as empresas remuneram os trabalhadores e proprietários de terra através de aluguéis, salários e juros. Analisando agora esses dois fluxos, vemos uma “relação circular” onde o fluxo monetário representa a condição para a aquisição desses bens e serviços, enquanto o fluxo real representa a condição para a produção do mesmo.
Através da relação vista acima, podemos associar a ideia clássica de oferta e demanda