Jean Baptiste Say
BIOGRAFIA
Jean-Baptiste Say nasceu em Lyon em 1767. Aderiu as ideias liberais no final do século 17. É considerado o princiapal economista clássico francês. Leitor e divulgador do pensamento de Adam Smith na França, entendia o mercado como elemento de regulação da atividade econômica.
IDEAIS ECONOMICOS
*Empreedendorismo
Jean-Baptiste Say define o empreendedorismo como a relação dos três tipos de fatores de produção: os agentes naturais (em especial a terra), o trabalho humano e o capital.
Ao contrário de Adam Smith, que privilegiava a atividade industrial em sua investigação sobre a riqueza das nações, Jean-Baptiste Say estendeu a noção de trabalho produtivo ao conjunto das atividades de serviços.
Jean-Baptiste Say considerava que o empreendedor era o responsável pelo desenvolvimento e crescimento econômico.
*Lei dos mercados
A principal teoria de Say é a "Lei do Mercados" que diz que a produção sempre consegue escoar no mercado. Por exemplo, um agricultor adquire um trator por meio de seus rendimentos obtidos pela colheita. Desse modo, todo produto, uma vez terminado, oferece escoamento para outro produto. Ou seja, o produtor vende seu produto para comprar outros.
*Economia Real
Say também afirma que a economia real não é medida na rarefação da moeda, mas sim numa equivocada produção. Logo, é a produção e não a moeda que determina o crescimento econômico.
*O Estado na economia
Say extrai sua inspiração diretamente do pensamento de Adam Smith. O Estado, em primeiro lugar, o dever de proteger os bens e pessoas. Por outro lado, o poder público também deve participar indiretamente da eficiência do sistema econômico, facilitando o transporte de mercadorias, atendendo na manutenção de estradas, a utilização de rios para o transporte e instalações portuárias.
BIBLIOGRAFIA
Os Grandes Economistas, Jean-Claude Drouin