O ensino fundamental de nove anos
1. A instituição do ensino fundamental de nove anos trouxe algumas repercussões no campo do currículo e da organização das práticas pedagógicas. Quais são elas?
R. Ao longo dos anos muitas mudanças aconteceram no cenário da educação no Brasil. E recentemente foi aprovada a lei federal número 11.274 que instituiu o ensino fundamental de nove anos. Alguns questionamentos são levantados diante de tal situação: Deve-se iniciar a alfabetização já no primeiro ano escolar da criança? Isto é, aos seis anos? Que conhecimentos a criança deve adquirir? Que metas traçar para esta faixa etária? O primeiro desafio surge quando os professores para essas fases iniciais têm que conciliar alfabetização e letramento e ainda assegurar as crianças a apropriação do sistema alfabético-ortográfico.
Por serem processos inseparáveis, mas ao mesmo tempo distintos requerendo metodologias e procedimentos didáticos diferenciadas. A proposta é que se inicie a alfabetização dessa criança assim que ela entra na escola, mas que o processo ocorra de forma gradual e seja consolidado nos anos seguintes.
2. O que diferencia letramento de alfabetização?
R. A palavra letramento é relativamente nova mas tem um significado que vai além codificação e decodificação do sistema alfabético-ortográfico. Enquanto que a alfabetização se atém a essa decodificação do sistema ortográfico o letramento ultrapassa esse domínio e alcança comportamentos e praticas sociais na área da leitura e da escrita.
3. De acordo com o conteúdo do texto, qual é a idade mais adequada para iniciarmos o processo de alfabetização das crianças?
R. considerando que a criança aprende a falar e o faz naturalmente pela repetição entende-se que a alfabetização, isto é, o contato e manuseio das letras deve começar antes mesmo de ir a escola. Em casa e nas suas brincadeiras, ao rabiscar uma folha, ao fazer um desenho e apresentá-lo como se fosse uma palavra ou mesmo uma expressão.