O ensino de história e suas metodologias
RESUMO
Este trabalho apresenta um estudo acerca do ensino de História, das técnicas e metodologias que são empregadas nas salas de aula. Faz uma breve reflexão sobre as diretrizes do ensino de História no Brasil, abordando a sua evolução ao longo das últimas décadas e as transformações pontuadas pela Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Seguindo trata sobre as metodologias utilizadas no ensino de História, abordando especificamente o método tradicional e o método dialético, e na continuação abordar História como uma disciplina construtora da democracia e da cidadania e finaliza fazendo uma reflexão sobre os desafios dos professores de História contemporâneos.
Palavras-chave: Ensino de História; Metodologias; Docência.
1 INTRODUÇÃO
Vivemos atualmente num mundo globalizado e na chamada era da informação, passando por profundas transformações numa grande velocidade e com importantes avanços no sentido econômico, social, político e tecnológico. Nesse contexto urge a renovação da escola e a agilização de suas metodologias, adequando-se aos novos paradigmas, pois só assim a educação poderá acompanhar esse permanente processo de transformação, estando inserida e articulada ao contexto social onde se encontra.
Se por um lado os alunos (crianças e jovens) estão cada vez mais absorvendo conhecimentos e informações de forma rápida, ágil e inovadora, por outro lado faz-se necessário uma reflexão cada vez maior das técnicas e metodologias do ensino de História, buscando verificar a relação de como o conteúdo é realmente compreendido pelos alunos. Utilizar metodologias de ensino que consigam inserir os alunos no seu contexto social, através de diálogos abertos, irá tornar o ensino da História algo produtivo e ligado com os pensamentos e inovações do mundo moderno, o qual nossos alunos estão inseridos. Nesse contexto vamos procurar desenvolver em