Parecer descritivo
1. Introdução/Justificativa
“Dessa forma, o ensino da música – e também, em muitos casos, sua ausência – tem um papel exemplar, por revelar que, onde a escola desiste, abandona o terreno, as disparidades de desempenho são terrivelmente mais violentas; é então que se sente necessidade de justificá-las com base num substrato natural. (...) Um ensino renovado da música em toda a duração e em todos os tipos de escola tornar-se-ia, ao contrário, exemplar, estabelecendo que todos são capazes de sentir uma emoção artística e ter uma prática artística, mesmo se, como nas outras matérias, diferentes indivíduos progridam por caminhos diferentes.”
Georges Snyders
Somos conhecedores que a função da educação escolar no ensino regular possui como eixo central o de contribuir na formação da cidadania. Ou seja, o papel da educação é duplo: ela é disseminadora de uma consciência cidadã e concomitantemente instrumento de consolidação de uma verdadeira cidadania, como por exemplo, cumprir o papel principalmente de garantir oportunidades iguais a todos. Reconhecemos então, que a escola não deve apenas somente se preocupar com informações para preparação profissional, mas, sobretudo, promover uma boa formação para a cidadania.
O projeto que estarei desenvolvendo na Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, município de Maracajá, com estudantes do Pré I Vespertino, intitulado “Dó, Ré, Mi... Me faz cantar e aprender”, tem o objetivo de compreender a importância da música na aprendizagem escolar.
Sendo assim, salientamos que para dar sequência a essa forma de trabalhar, nesse ano (2012), o Departamento de Educação, Cultura e Esportes apresentou algumas propostas de temas às escolas, porém, deu liberdade para que as mesmas escolhessem o tema conforme a extensão de seu próprio projeto de vida. Assim, na E.E.B.M. 12 de Maio os profissionais da educação escolheram como tema, “Dó, Re, Mi, me faz cantar e aprender...”, cujo objetivo