parecer descritivo
RU: 635896
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO GABRIEL - RS
2013
Educação Infantil, Jogos e Brincadeiras
No início da vida escolar, na Educação Infantil, a criança ainda mantém vínculos familiares intensos, principalmente com a mãe, com quem se sente dependente. Esse momento representa uma importante transição, pois, ao ingressar num ambiente desconhecido a criança se defronta com um novo mundo. Nessa fase a Escola tem a missão de fazer a mediação entre o novo contexto escolar e o familiar com o qual está adaptada. O elo que contribuirá para a integração do aluno com o ambiente escolar serão os jogos e brincadeiras realizados no ambiente escolar. A compreensão de como cada criança se vê e se relaciona consigo mesmo e com os outros pode contribuir muito para a melhora qualitativa das relações interpessoais no ambiente escolar, familiar e social.
Os jogos e brincadeiras têm por objetivo promover e valorizar as diferentes formas de expressão artística como meio de integração e socialização de sujeitos e grupos. Promover também a autoestima e integração das crianças. Dentro do contexto pedagógico os jogos e brincadeiras devem ter enfoque lúdico, sem, contudo assumir características de recreio. A ludicidade evidenciada nas atividades diárias possibilita que o professor oportunize a criança um programa educativo de atividades motoras.
O brincar é uma ação essencial para a formação de sujeitos ativos e reflexivos. A brincadeira como atividade típica da vida humana, proporciona alegria, liberdade, contentamento e, principalmente na infância, aprendizagens.
A escola alarga o universo inicial das crianças, em vista da possibilidade de conviverem com outras crianças e com adultos de origens culturais diversos, de aprenderem novas brincadeiras, e adquirirem conhecimento sobre realidades distantes. As crianças