Metodologia do Ensino de História
Todos nós seres humanos compreendemos que as discussões sobre a maneira correta de fazer a compreensão da História, de fazer a condução do saber e da pesquisa histórica nos últimos anos. O que significa dizer que a verdade muitas vezes é desconhecida, mas através dos estudos algo que era desconhecido passa a ser conhecido. O que proporciona uma qualidade de ensino, principalmente, na área de História eficaz e acima de tudo voltada para habilidades e conhecimentos que os alunos já trazem consigo.
Entretanto, são muitas as contribuições que os mais diversos estudos deixaram para os dias atuais. Teorias mais dogmáticas que faziam o reconhecimento da verdade através de registros em documentos ou com base em uma crítica dialética materialista e tórias focadas em novas verdades e abordagens para o tempo e o espaço. Contudo, a idéia que as classes dirigentes apresentam /ou apresentaram sobre a teoria da História, em que a história é um instrumento de dominação é utopia, baseada apenas em meros vestígios e estudos fora do contexto político, econômico e, principalmente, histórico como um todo.
Nesta perspectiva, a disciplina apresenta diversas teorias que norteiam o saber histórico, uma vez que o trabalho com o a história tem passado por diversos momentos e épocas, cada período marcado por uma visão do que seria, de fato, a história e o conhecimento histórico. Porém, dentro deste espaço, surgiu o paradigma marxista, isto é, que tinha suas ideias construídas acerca do embate entre as classes sociais, neste cão, classes dominantes e as classes dominadas; que para este teoria, estes conflitos eram o verdadeiro mecanismo que dava impulso a História.
O materialismo histórico enfatiza que o historiador não deve se restringir à descrição da história durante todo o processo, mas deve também se ater à análise de como essa realidade histórica se produz e se reproduz ao longo da história. Assim, a produção é a raiz de toda a estrutura social e