O ensino de história nas séries iniciais
O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS
História é a ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem através dos tempos, analisando personagens e fatos a fim de compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.
Objetiva resgatar os aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais de um determinado povo ou região para compreender como se deu seu processo de desenvolvimento, uma vez que estudando o passado podemos interpretar o presente.
Diversas são as fontes analisadas pelo historiador que podem ser livros, roupas, pinturas, objetos, documentos, gravações, etc
Ensinar História nas séries iniciais é tarefa desafiadora por ser esta uma disciplina que causa certa resistência e questionamentos como “Porque devo estudar coisas que já passaram Para que decorar todas estas datas O que estes acontecimentos têm a ver com minha vida?”
Estes questionamentos advêm do modo como o ensino de História foi direcionado nas décadas passadas, onde atendia a determinados objetivos políticos e sua metodologia era pautada na memorização de datas, nomes de personagens ilustres, repetição de textos escritos, favorecimento de classes sociais e a idolatração de determinados personagens. Citando um exemplo, quem não se lembra da imagem do Padre José de Anchieta escrevendo poemas na areia da praia? Certamente nos causava comoção...mas, ninguém nos mostrou o outro lado da moeda. Qual o verdadeiro propósito da catequização dos índios? Está certo forçar o outro a ter nossos costumes, negar sua cultura e adotar nossa religião?
Assim, o ensino de História não deveria limitar-se à simples memorização de fatos, fazendo com que os alunos informem detalhadamente os acontecimentos acumulando dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram. É como se a história fosse simplesmente um relato de fatos isolados e desconexos e o elogio a figuras ilustres. Por não apontar para o consenso é um campo de pesquisa que provoca a reflexão e