O ensino de Historia nas series iniciais
Para discutir o ensino de história nos dias atuais, necessário se fazem rever os processos formativos que se desenvolveram em diferentes espaços, e pensar novas práticas, formas e fontes de educar cidadãos, numa sociedade complexa marcada por diferenças e desigualdades. A educação permeia processos complexos, através de fatores culturais, econômicos, políticos e religiosos, que são refletidos na dinâmica do saber pedagógico. O que se pretende, é ultrapassar a concepção de ensino como mera transmissão de conteúdos, e desenvolver um ensino que tenha como pressuposto a investigação e a produção de conhecimentos por professores e alunos no espaço escolar, oportunizar aos alunos a possibilidade de participar do processo do fazer, do construir a História.
O professor deverá selecionar uma fonte histórica a qual o aluno deverá ser capaz de extrair informações, posteriormente deverão avaliar criticamente de acordo com procedimentos habituais que os historiadores utilizam ao fazer as criticas as fontes.
É importante comparar criticamente as fontes e reconhecer que o valor que elas têm é determinado pelos questionamentos que fazemos sobre os dados que oferecem sobre sua origem.
O ensino de História para ser útil e motivador, deve ter o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de envolver os alunos e professores como autores e atores, agentes do processo. As problemáticas estudadas deverão estar em consonância com a realidade sociocultural em qual o aluno se encontra.
Hoje se preserva, por exemplo, a ideia de educação escolar como produtora de mão-de-obra, àquela que serve ao objetivo de preparar o indivíduo para o trabalho, nos custa entender a educação como mecanismo de libertação, de autoconhecimento e satisfação pessoal, ou melhor, talvez até tenhamos esta compreensão,