O ensino de Geografia na Educação Infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental
O ensino de Geografia na Educação Infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental
Eh! eh! eh! Meus amigos!
Um novo momento precisa chegar (...)
Belchior
O ensino de geografia na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental é imprescindível aos sujeitos aprendentes destas modalidades de ensino, devendo, portanto, proporcionar o desenvolvimento de aprendizagens que serão bases na construção de conhecimentos futuros que sem, ela ficam comprometidos. Assim, aliado à sistematização e organização dos conteúdos a serem ensinados e apreendidos faz-se necessário pensar também o processo de ensino- aprendizagem geográfica, no sentido de atender o requisito fundamental de qualquer componente curricular em toda modalidade de ensino: a construção do significado para o conhecimento que se ensina e aprende. Desse modo é preciso que o objeto da geografia, o espaço geográfico, seja pensado a partir mesmo da complexidade que ele revela, considerando para o desenvolvimento do pontecial de apredizagem, no entanto, o espaço social de vivências do aluno; esse espaço referencial deve ser o ponto de partida para a ampliação do conhecimento geográfico e estabelecimento das relações necessárias à sua compreensão de maneira aprofundada.
No que tange ao ensino da Geografia para a modalidade do ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) nos diz que:
É fundamental que a vivência do aluno seja valorizada e que ele possa perceber que a Geografia faz parte do seu cotidiano, trazendo para o interior da sala de aula, com a ajuda do professor, a sua experiência. Para tanto, o estudo da sociedade e da natureza deve ser realizado de forma interativa. No ensino, professores e alunos poderão procurar entender que tanto a sociedade como a natureza constituem os fundamentos com os quais paisagem, território, lugar e região são construídos.