ATPS Prod e OP etapa 1 e 2
Segundo Woiler & Mathias (1996, p. 125) “o problema de encontrar a localização ótima corresponde, em termos de empresa, a achar a localização que dê a maior diferença entre receitas e custos”. De maneira sintética, as organizações procuram se estabelecer em locais em que consigam maximizar as receitas e minimizar as despesas, ampliando desta forma seus resultados finais. Uma boa localização tem influência direta na capacidade competitiva da empresa. Woiler & Mathias (1996) destacam que o problema locacional para as organizações tem natureza dinâmica, ou seja, a decisão locacional deve ser constantemente revisada e alterada caso necessário, pois ao longo do tempo pode ocorrer a necessidade de expandir ou subcontratar.
O Cenário da localizado
Para una decisão adequada quanto à localização. Deve-se determinar qual a capacidade. Onde e quando necessária. Uma análise adequada deve considerar a forma de medir a capacidade. Determinar a demanda para os próximos anos e determinar qual a capacidade a instalar. A análise deve incluir O desenvolvimento e a avaliação de alternativas para a tomada de decisão.
A Medida da capacidade
A capacidade é a máxima produção (ou saída) de um empreendimento. Em outras palavras, capacidade pode ser explicada como o nível máxi no de atividade de valor adicionado que pode ser conseguido, em condições normais de operação e por um determinado período de tempo. A capacidade pode ser vista como
a) capacidade do projeto, também denominada capacidade teórica: aquela que o fornecedor ou fabricante dos equipamentos apresentam para o produto:
b) capacidade efetiva ou real: a que o equipamento apresenta após o desconto de todos os tempos de parada tecnicamente necessários para que o equipamento ou o sistema implantado funcione adequadamente. Esses tempos podem ser os tempos de manutenções programadas obrigatórias. os tempos de "posta em marcha" ou preparação (tempus de selllP6)
A Determinação da Demanda
A