O ensino da língua portuguesa mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos ensinos de base (Fundamental e Médio).
(Fundamental e Médio).
INTRODUÇÃO
Com a globalização da informação, da comunidade e dos movimentos migratórios, a sociedade transformou-se naquilo que hoje em dia se caracteriza como uma sociedade inovadora. Desta forma, a educação teve de se reconfigurar para se adaptar a um mundo carregado de informação multicultural e globalizado. Devido a estes fenômenos, o conceito de leitura foi se modificando ao longo dos anos, adaptando novas metodologias de ensino e de aprendizagem a par do avanço das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
O crescente aumento da utilização de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem vem chamando a atenção de pesquisadores de diversas áreas ligadas, principalmente, ao desenvolvimento de ferramentas digitais para uso pedagógico e à aplicação dessas ferramentas na escola, com o intuito de gerar aprendizagens significativas dos conteúdos do currículo formal.
Essa constatação apresenta como consequência a gradativa informatização das escolas públicas e particulares. No caso das primeiras, houve considerável aumento de incentivos governamentais para compra de recursos materiais (montagem e manutenção de laboratórios de informática, equipados com computadores atualizados, com acesso à internet e softwares educativos instalados) e formação de professores para atuar com os alunos na utilização desses recursos. É possível afirmar que, atualmente, até mesmo escolas de cidades interioranas encontram-se equipadas com recursos básicos para um trabalho inovador. Embora ainda existam problemas de ordem técnica, como queda do serviço de internet e demora na manutenção dos equipamentos, nota-se uma melhora desses aspectos nos últimos anos.
A motivação desta pesquisa e a recente discussão sobre os benefícios que as tecnologias digitais e, consequentemente, os gêneros digitais podem propiciar às ações de ensino e