“O ensino da gramática não é ”um mal, mas pode tornar – se um mal.
Hoje em dia o mundo anda tão complexo que é necessário se especializar e se adequar as novas metodologias de ensino. Há muitas falhas no ensino médio e fundamental, falta muita leitura, interpretação de texto, gramática, ou seja, o ensino para os dias de hoje esta defasada e com isso os alunos ficam perdidos e professores sem saber o que fazer e muitas vezes não fazem nada e o aluno acaba sendo prejudicado, trazendo esse mal para toda sua vida, fazendo – o acreditar que a gramática é muito difícil e incapaz de ser compreendida. Acho que alguns professores têm problemas em se atualizar e se adequar a novas metodologias, pois querem o método tradicional.
Para deixar de seu um mal é preciso que o professor saiba ensinar e não apenas faça com que o aluno decore a matéria e sim aprenda, ele deve trazer o aluno para dentro das aulas, sempre inovando com exemplos, trabalhos, versos, poemas, reflexões fazendo o ensino mais produtivo e dinâmico.
Poucas pessoas se atrevem a dizer que conhecem a língua, que sabe “gramática”, ou mesmo “português”, isto é privilégio para poucos. Acreditamos que falamos de qualquer jeito, sem regras