O ENSINO DA FLAUTA DOCE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Resumo
Ana Tereza
Licencianda em Música
O ENSINO DE FLAUTA DOCE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Viviane Beineke
Resumo: O texto traz como ideia central o ensino da flauta doce no ensino fundamental.
Em cima dessa temática, alguns pontos são discutidos, elencando-se o papel do aprendiz, do professor, enquanto agente ativo, bem como a diversidade e as formas de aprendizagem. Em um primeiro momento, é apresentada a forma de participação do aluno no aprendizado do ensino da música. Conforme trata a autora, é preciso que seja estabelecido um diálogo professor/aluno, em que ideias sejam discutidas e não impostas. Ainda segundo a autora, em citação à Burnard (2000), “precisamos nos tornar professores que sejam, ao mesmo tempo, pesquisadores e aprendizes, à medida que observarmos e nos engajarmos nas práticas musicais dos nossos alunos, nos seus mundos musicais”.
Na sequência, a autora defende a ideia de que a expressão musical deve ser valorizada em todos os níveis, e, principalmente, em um primeiro contato com o instrumento, ou seja, a técnica, puramente, deve ser evitada, tendo em vista a dificuldade do aprendiz, podendo assim levá-lo à desistência.
Ademais, trata da importância da utilização de diferentes métodos no ensino do instrumento musical, o incentivo à percepção auditiva, o trabalho com as múltiplas diferenças, valorizando o que cada indivíduo tem de melhor, a motivação, entendendo que o aluno não aprende por não estar motivado, bem como a ideia de criatividade atrelada à aprendizagem musical como um todo, e, não somente, a uma atividade específica. Por fim, a autora apresenta um material didático desenvolvido intitulado “Flauteando pelos cantos do Brasil”, em que é possível perceber os meios desenvolvidos para que cada aluno participe do processo de aprendizagem da flauta doce, desde o iniciante até o aluno com nível mais avançado no instrumento.
Palavras-chave: Aprendizagem, Métodos,