O Ensaio Sobre o homem e o mito que aborda o caso concreto do nazismo
Centro de Pesquisa
Regime de Iniciação Científica
LUANA DA SILVA PASSOS LIMA
ENSAIO SOBRE O HOMEM E O MITO ONDE ABORDA O CASO DO NAZISMO
Pré-projeto de pesquisa apresentado ao Regime de Iniciação Científica do Centro de Pesquisa da Universidade São Judas Tadeu, como requisito parcial do processo seletivo.
São Paulo, 2012
APRESENTAÇAO DO TEMA:
Pretendo estudar de que modo á estrutura cultural do mito está presente ainda hoje no ordenamento da cultura. Procurarei verificar isto através de aspectos politico, jurídicos, sociais e culturais em que a função respectiva do mito pode ser identificada. Inicialmente partirei das obras de Ernst Cassirer sobre o homem e o mito do estado, nesta ultima em que o autor aborda o caso concreto do nazismo. O que se procurará verificar se é a função simbólica da expressão própria do mito, invade a estrutura do estado de modo descontrolado no caso do nazismo, ou se representa uma possibilidade latente na configuração de toda maquina social. Se confirmada a segunda alternativa, será preciso investigar de que se trata esta possibilidade latente, qual a sua natureza e de que modo e em que graus ela atua-nos diversos tipos de estado que temos atualmente. Este estudo visa oferecer uma contribuição a programa de pesquisa coordenado pelo professor Silvio Moreira que estuda as relações entre o neokantismo no direito levando em consideração a necessidade de presença de outros elementos culturais na constituição deste ultimo.
JUSTIFICATIVA:
Tenho em vista grande apelo atual pela elaboração de normas mais da realidade social do estado mostra o necessário verificar como se constitui a cultura humana fornecendo a devida valoração axiológica das normas para isso este estudo visa mostrar que o homem, enquanto animal simbólico nunca se desprende totalmente do mito, não sendo, portanto