O ENFERMEIRO (A) DIANTE DA DIREÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
CURSO DE ENFERMAGEM
FERNANDA SANTANA DA SILVA
O ENFERMEIRO (A) DIANTE DA DIREÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM Trabalho apresentado à disciplina de Gerenciamento em saúde, do 8º período. Professora:
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2012
1. INTRODUÇÃO
Pode-se imaginar, hoje, uma organização hospitalar saudável sem a presença marcante da equipe de Enfermagem?
No Brasil, temos atualmente um sistema de Enfermagem que comporta três níveis profissionais com funções muito específicas no atendimento ao paciente: o Enfermeiro (nível superior), o Técnico de Enfermagem (nível médio) e o Auxiliar de Enfermagem (nível fundamental).
Segundo Vieira (1993), os vários papéis exercidos pela equipe de Enfermagem, o profissional Enfermeiro é responsável por coordenar, planejar e supervisionar a assistência prestada pela equipe, por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), método que proporciona melhoria significativa da qualidade da assistência prestada ao paciente através do planejamento individualizado das ações de Enfermagem, proporcionando visibilidade à profissão. É preparado para atuar nas áreas assistencial, administrativa, gerencial e, opcionalmente, educacional (exercendo a função de professor e mestre).
Desta forma, compete ao Enfermeiro monitorar a evolução do paciente, para certificar-se de que seus cuidados foram efetivos, cabendo-lhe a responsabilidade final pela qualidade dos cuidados prestados aos pacientes durante a internação e na preparação para alta. Cabe ao Enfermeiro