O enfermeiro do trabalho e sua atuação nas emergências médicas
Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ
Instituto de Gestão Educacional – Signorelli
Disciplina: Enfermagem do Trabalho / Emergências Médicas
Produção textual:
O ENFERMEIRO DO TRABALHO E SUA ATUAÇÃO NAS EMERGÊNCIAS MÉDICAS
Aluno: William Rodrigues Cordeiro
Rio de Janeiro
2012
Produção textual:
O ENFERMEIRO DO TRABALHO E SUA ATUAÇÃO NAS EMERGÊNCIAS MÉDICAS
A enfermagem do trabalho sempre esteve vinculada a saúde do trabalhador e as patologias ocupacionais. Sendo assim com o passar dos anos e o surgimento de várias atividades e patologias ligadas ao trabalho, foram surgindo estudos e pesquisas a respeito da saúde ocupacional. Os problemas de saúde dos trabalhadores agravaram-se durante o final do século XVIII, durante a Revolução Industrial, tendo inicio na Inglaterra e depois em vários países Europeus, caracterizada a improvisação dos locais de trabalho, a carga horária extensa (16h de trabalho), a utilização de mão de obra feminina e infantil, precárias condições de higiene e trabalho, favoreceram vários problemas ocupacionais e os acidentes eram numerosos e fatais, pelo não treinamento e manutenção de maquinas e a inclusão de produtos tóxicos usados nessas industrias.
Apesar de ter sido aprovada em 1802, no parlamento britânico a “Lei da Saúde e Moral dos Aprendizes que determinava uma carga horária de 12h e proibia o trabalho noturno e obrigavam as fabricas a instalarem sistema de ventilação. Somente Em 1930 foi criado o primeiro serviço medico industrial, em todo mundo, com médico Robert Baker. No Brasil, em 1925 é Introduzido o Ensino de Higiene do Trabalho no Curso de Sanitarista do RJ, e somente em 1940, começaram a se preocupar com a Saúde do Trabalhador. Foi fundada então a Associação de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Em 1960 foram criados o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS e o Instituto Nacional de Previdência Social, que atualmente chamado como Instituto