O eneagrama como ferramenta na gestao
ORGANIZAÇÕES EMPREENDEDORAS
INTRODUÇÃO
As relações sociais sofreram uma mudança significativa nos últimos anos, e essa mudança foi em suma causada pela globalização, pela mudança de comportamento dos consumidores, mudança nos valores sociais e as organizações tiveram que se adaptar para permanecer no mercado satisfazendo as necessidades dos clientes externos e internos. Nesta nova realidade a competitividade é garantida através de diferenciais sustentáveis assim o colaborador não pode mais ser considerado um “recurso” e sim parte do processo gerador de competitividade. Sendo parte tão importante faz-se necessário avaliar sua personalidade e habilidades profissionais a fim de escolher as pessoas que melhor se adaptem e colaborem com o sucesso da equipe. Conhecer a personalidade e os padrões de comportamento dos colaboradores é importante para facilitar o processo de integração, diminui a rotatividade advinda da escolha indevida de profissional com perfil inadequado.
A avaliação das características de personalidade vem de encontro a essas novas exigências e o uso do Eneagrama como ferramenta para avaliar o perfil, as características que evidenciam os pontos fortes e fracos, e os talentos que já foram desenvolvidos e os talentos latentes tem sido amplamente usada em organizações empreendedoras, que buscam permanecer crescendo no mercado
Este artigo tem como objetivo descrever a origem do eneagrama, o método, os nove padrões e identificar seu uso em organizações empreendedoras que buscam formas alternativas e criativas para criar diferencial no seu modo de gerenciar seus colaboradores que são geradores de vantagem competitiva.
Vale aqui ressaltar que o eneagrama não é uma ferramenta para a seleção e sim um instrumento de autoconhecimento e conhecimento do outro, mas que pode ser usado como apoio, uma forma complementar de avaliação.
O ENEAGRAMA
A origem do eneagrama ainda é uma bastante desconhecida, Rohr